Organização dos sindicatos e economia do país em pauta

O SERGS participou do Seminário de Organização Sindical e Sustentação Financeira da CUT-RS nesta sexta (8), representado por sua diretora Andrea Gomes. O evento aconteceu no auditório do CPERS Sindicato e teve a presença do senador Paulo Paim, do Procurador no Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), Rogério Fleischmann, do Superintendente Regional do Trabalho no RS, Claudir Nespolo, e de Valeir Ertile, da CUT nacional.

O seminário teve como objetivo discutir novas perspectivas para organização Sindical no Brasil e a sustentação das entidades sindicais. Segundo Andrea, o evento foi um momento importante de troca de informações, análises e encaminhamentos. “A partir da reforma trabalhista de 2017 os sindicatos entraram num processo de asfixia financeira e a busca por essa recuperação econômica para manter as atividades sindicais combativas é diária, pois sem dinheiro nada se faz”, comenta.

Lembrou que para ter uma assessoria jurídica forte, que instrumentalize o sindicato nas demandas que são judicializadas ou para apoiar em uma mesa de negociação, é necessário ter recursos para contratar essa assessoria. “A luta se faz com representatividade e é essa representatividade que pode garantir a organização e sustentação financeira dos sindicatos”, finalizou.

Também foi lançada uma nota pública contrária aos cortes de R$ 25,9 bilhões anunciados pelo governo federal, que atingem áreas essenciais como saúde, educação e benefícios sociais. Para a CUT-RS, esses cortes refletem a pressão para proteger o mercado financeiro em vez de priorizar o povo. Leia aqui a íntegra do texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × três =