Repúdio à discriminação com a Enfermagem na UFCSPA
O SERGS manifesta seu total repúdio à discriminação ocorrida na recepção de calouros da UFCSPA com alunas do curso de Enfermagem da instituição, no início do semestre 2023/1.
Segundo relato de calouras, na visitação aos projetos da faculdade, após revelarem ser do curso de Enfermagem, foram destratadas, ouvindo a frase “aqui não tem sujeira para vocês limparem, é pra medicina mesmo”.
A Universidade não pode, em hipótese alguma, ser um espaço de discriminação. Pelo contrário, deve ser o local onde se estimula o conhecimento interdisciplinar e o trabalho em equipe. É lamentável que esse tipo de estigmatização aconteça em um espaço com tantos cursos da área da saúde.
Na próxima segunda (10), às 17h30, no campus da universidade, haverá uma roda de conversa com profissionais da saúde, estudantes e comunidade em geral para debater o ocorrido, valorizar a interdisciplinaridade e as equipes multiprofissionais.
O SERGS se soma ao movimento dos estudantes no repúdio a qualquer forma de preconceito com a Enfermagem e com qualquer outra profissão da saúde. Segundo Rafael Cerva Melo, diretor de Formação Política e Pesquisa do sindicato, essa luta é diária nos espaços de saúde e deve começar nas instituições de ensino. “Na saúde, todas as profissões são igualmente importantes. Nossa luta é para valorizar a enfermagem, no contexto das equipes multiprofissionais”, afirma.