Eleições para delegados sindicais – veja como concorrer e votar para fortalecer as lutas da enfermagem
Em março, começam a ser divulgados os editais para escolha dos delegados sindicais do SERGS, em diferentes locais de trabalho da capital e interior. Com mandato de dois anos, o delegado sindical tem um papel muito importante na defesa dos direitos da categoria dentro dos hospitais e serviços de saúde.
Ele ou ela organiza e estimula a sindicalização dos colegas enfermeiros em seu local de trabalho, encaminha e busca solucionar demandas individuais e coletivas junto ao SERGS, participa dos eventos, promove campanhas, representa o sindicato sempre que solicitado.
Mas para candidatar-se a esta função, é preciso cumprir algumas regras importantes:
- Trabalhar como Enfermeiro(a) no estabelecimento empregador no mínimo há seis (6) meses;
- Ser sindicalizado e estar em dia com o pagamento da anuidade/mensalidade do SERGS no ano em curso;
- Não exercer cargo ou função de chefia no estabelecimento empregador.
Você pode obter mais informações no Estatuto do SERGS – artigos 59 a 65.
VEJA AQUI como acessar. Fique atento(a) a publicação dos editais nos diferentes locais de trabalho e ajude a fortalecer o as lutas do seu sindicato!!!
Como ocorre a escolha destes colegas
Definidas as chapas com os(as) candidatos(as) titular e suplente, o SERGS publica em seu site os editais por local de trabalho. A eleição é feita em assembléia convocada pelo SERGS para tal fim ou através de coleta de votos em urnas, sendo necessário um quorum mínimo de trinta por cento (30%) de sócios do SERGS em dia, aptos a votar. Em caso de empate será eleito o candidato que contar com mais tempo de sindicalização.