Frente Parlamentar para construção de Hospital Público Regional em Palmeira das Missões

Na quarta, dia 20, ocorreu o ato de instalação da Frente Parlamentar Pró-implantação do Hospital Público Regional de Palmeira das Missões, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes representates de Palmeira das Missões (movimentos sociais), além de diversas entidades ligadas à área da saúde.

A diretora do SERGS, Denize Gabriela Teixeira da Cruz, se posicionou favorável à implantação da Frente Parlamentar, mas, desde que ela seja concluída em todas as suas fases. “Consideramos positivo a construção de um hospital que atenda Palmeira das Missões e a região, mas, é preciso lembrar que não basta apenas a construção do edifício. É necessário investir para a aquisição de equipamentos e contratação de profissionais para atender a população”, pontuou Denize que lembra que outros hospitais foram terminados, mas nunca abertos para atendimento e permanecendo vazios. Além disso, ela reforça que o atendimento seja 100% SUS.

A Frente Parlamentar foi formalmente estabelecida e deve iniciar nos próximos dias os trabalhos para tratar sobre a construção do hospital, que contou com recursos do Governo Federal totalizando R$ 160 milhões, destinados exclusivamente para à construção do hospital. A proposição da implantação da FP é de autoria do deputado Jeferson Fernandes, que lembrou, contudo, que o mérito do projeto é do deputado Edegar Pretto, que preside a Assembleia, e por regra não pode estar a frente de uma frente parlamentar.

Durante a cerimônia, o deputado Jeferson Fernandes pontuou que o hospital deve suprir uma demanda de 72 municípios, tanto em média quanto em alta complexidade. 500 mil pessoas deve ser beneficiadas, e o Hospital Público Regional deve ser 100% SUS. O Secretário Estadual de Saúde, João Gabbardo, está de férias e não compareceu ao ato.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação SERGS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro + dezesseis =