SERGS presente em ato do Comitê Estadual em Defesa das Vítimas da Covid neste final de semana

O Comitê Estadual em Defesa das Vítimas da Covid foi criado por um conjunto de entidades para exigir políticas públicas para atender famílias em luto pela Covid e pessoas com sequelas da doença em suas necessidades de saúde. O coletivo tem a participação do SERGS e realizou no sábado (12) pela manhã um ato no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, para marcar o _Dia Nacional em Homenagem às vítimas da Covid-19_, com programação em várias capitais brasileiras.

Manifestantes se reuniram junto ao Monumento ao Expedicionário. No local um grande pano branco foi estendido no chão para que os familiares enlutados pudessem escrever os nomes de vítimas da pandemia. Algumas pessoas levaram fotos dos parentes e amigos falecidos. Em seguida, caminharam pela Av. José Bonifácio com faixa pedindo _Memória, Verdade e Justiça pelas Vítimas da Covid-19_.

Segundo Inara Ruas, diretora do SERGS e vice-presidenta do Conselho Estadual de Saúde – entidade que mobilizou a criação do Comitê e participou da organização do ato – o evento foi um alerta importante para a comunidade de que a Covid deixa sequelas em muitas das pessoas consideradas curadas pelos governos. “Esses usuários retornarão ao Sistema Único de Saúde com esses agravos decorrentes da Covid e o Estado precisará garantir o atendimento dessa parcela importante da população”, comentou Inara.

O ato teve também a participação de representantes da Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico Brasil) e da Vida e Justiça – Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19, de outros sindicatos de trabalhadores da saúde, Coren-RS e movimentos sociais, com apoio da CUT-RS. Todos participaram do ato usando máscaras, para conscientizar a população sobre a importância da continuidade dos cuidados com a prevenção ao Coronavírus.

A imprensa da CUT e a grande mídia também deram cobertura ao evento, confira abaixo nos links as notícias veiculadas:

Cobertura da CUT-RS

Matéria na RBS TV – assista aqui

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 + 14 =