SERGS lamenta e é solidário às vítimas de violência nos locais de trabalho | Sergs

Notícias

SERGS lamenta e é solidário às vítimas de violência nos locais de trabalho

 

O SERGS lamenta e demonstra sua solidariedade ao enfermeiro que foi baleado ontem (14/01), em frente ao Posto de Saúde Cristal Divisa, na Zona Sul de Porto Alegre. O colega estava saindo do trabalho, por volta das 17h, quando dois criminosos chegaram de carro e um deles atirou contra o veículo, atingindo o profissional. O enfermeiro foi atingido no braço esquerdo e felizmente passa bem.

Esse crime é um dos tantos que acontecem no cotidiano da nossa profissão. Dados da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil (Cofen/Fiocruz – 2015) revelam que 70% dos profissionais sentem-se inseguros/as nos locais de trabalho. Esse índice alarmante reflete a ausência de políticas públicas inclusivas, para a melhoria da segurança e dos índices atuais da violência que aumentam dia a dia. As gestões devem ser mais eficazes em garantir a segurança dos/as profissionais quando estão em horário de trabalho e dos usuários dos serviços de saúde.

O SERGS integra um grupo de trabalho sobre violência nos locais de trabalho da enfermagem. O objetivo é buscar soluções conjuntas, com outras entidades, recolhendo informações para apresentar sugestões de medidas concretas ao enfrentamento de casos graves como este.

Compartilhe esta notícia