IMESF: TRABALHADORES FAZEM MANIFESTAÇÃO DURANTE AUDIÊNCIA NA CÂMARA MUNICIPAL | Sergs

Notícias

IMESF: TRABALHADORES FAZEM MANIFESTAÇÃO DURANTE AUDIÊNCIA NA CÂMARA MUNICIPAL

A semana começou com muita luta. Na segunda-feira (23/09) acima de duas mil pessoas estiveram em frente à Câmara Municipal de Porto Alegre. Houve uma audiência da Comissão de Saúde e Meio Ambiente para abordar sobre a situação da Estratégia da Saúde da Família.
A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Sul, Claudia Franco, denunciou que a cada quatro anos, conforme a mudança de gestão, os servidores da atenção básica passam por situações de incerteza. “A saúde não é uma mercadoria para que a cada mudança de gestão leve à interrupção de continuidade. Entendemos que as contratações devem ser feitas diretamente, com vínculo ao município, exatamente para que esse pânico não ocorra”, enfatizou a enfermeira.




 

Ela ainda criticou a forma como a mídia está se posicionando. Segundo Claudia, a imprensa está colocando a responsabilidade da crise sobre os sindicatos autores da ação, eximindo a gestão municipal. Também lembrou de casos onde a saúde foi entregue para organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs) em outros municípios, como Canoas, Cacequi e Estância Velha, onde a prestação do serviço piorou depois da mudança.
Após a audiência, os manifestantes decidiram caminhar até a Prefeitura Municipal.


Acompanhe o caso:
Desde o dia 17/09, trabalhadores estão mobilizados por conta da declaração do Prefeito Marchezan que apontou o fechamento do IMESF e a demissão de 1840 funcionários. A gestão municipal apresentou como alternativa a contratação de uma OSCIP. A defesa dos sindicatos é que o município garanta a manutenção dos empregos com um vínculo empregatício direto, evitando a terceirização da saúde.
Por isso, na semana passada houve manifestações em frente à Prefeitura de Porto Alegre, uma Assembleia Geral, entre outras atividades de mobilização.
No dia 01/10 haverá uma nova Assembleia de trabalhadores, na Igreja Pompeia, a partir das 16h.


Veja abaixo notícias relacionadas ao tema:
17/09 - O SINDICATO DOS ENFERMEIROS VEM A PÚBLICO SE MANIFESTAR SOBRE O IMESF: https://bit.ly/2lh173d
20/09 - IMESF: APROVADA NOVA ASSEMBLEIA PARA DELIBERAR MOVIMENTO PAREDISTA: https://bit.ly/2lfRBxg
23/09 – A VERDADE SOBRE IMESF: https://bit.ly/2kNOlZw


Crédito da Foto: Sindisaúde-RS

Compartilhe esta notícia