Fórum Gaúcho da Enfermagem:  fomentar multiplicadores para a valorização da profissão | Sergs

Notícias

Fórum Gaúcho da Enfermagem:  fomentar multiplicadores para a valorização da profissão

O dia 25 de setembro de 2017 ficará marcado como a data de retomada de um importante movimento das entidades da enfermagem no RS, o Fórum Gaúcho da Enfermagem, na Assembleia Legislativa. A atividade contou com a presença de enfermeiros(as) e representantes de entidades e lideranças da enfermagem. Dentre os objetivos estava o de  apresentar as atividades do Fórum Gaúcho da Enfermagem,  e multiplicar interlocutores para a mobilização em torno das principais pautas da profissão hoje, no cenário nacional, as quais serão levadas ao Fórum Nacional da Enfermagem.


Na abertura, a diretora do SERGS e representante gaúcha no Fórum Nacional, pela CNTSS, Cláudia Franco, apresentou os principais projetos de lei em andamento e a necessidade de união das entidades e profissionais para sua efetividade. Cláudia ressaltou que todos e todas devem falar sobre a existência deste fórum em todos os locais de trabalho e espaços onde há profissionais da enfermagem. “Só assim conseguiremos valorizar a profissão e reverter o cenário desfavorável em que nos encontramos”, disse.


Na sequência, foi dado espaço para as entidades que compõem o Fórum Gaúcho se manifestarem.  O Fórum é capitaneado pelo SERGS e tem a participação do Coren-RS, Abenfo, Aben, Feessers, Siinedisaúdes de todo o Estado e AEHCPA.


Parlamentares também prestigiaram o evento.  A enfermeira e vereadora de Santo Angelo, Jacqueline Possebom dos Santos, e o deputado federal Deonilso Marcon acompanharam a solenidade e reforçaram a necessidade de legislar em favor da enfermagem.


O presidente do SERGS, Estevão Finger, disse ser muito importante o apoio do Legislativo, inclusive com moções de apoio aos projetos de lei em análise nas Câmaras de Vereadores do interior. Também enfatizou que o SERGS acredita que a importância deste fórum não será somente para valorizar a profissão mas também para beneficiar a população como um todo.


“Esta união das entidades é o símbolo da luta pelo reconhecimento dos trabalhadores e trabalhadoras da enfermagem, junto aos gestores públicos e privados”, concluiu.


A instalação oficial do Fórum foi transmitida ao vivo pelo Facebook do SERGS. Se você quiser acompanhar os debates acesse os vídeos, compartilhe com os(as) colegas e deixe sua opinião. Toda a participação será bem-vinda!


Texto e fotos: Assessoria de Comunicação SERGS

 


Compartilhe esta notícia