Fiquem atentos/as às mudanças e aos benefícios da sindicalização! | Sergs

Notícias

Fiquem atentos/as às mudanças e aos benefícios da sindicalização!

 

O Imposto Sindical ou a Contribuição Sindical é a taxa anual equivalente a um dia de trabalho, que todo/a trabalhador/a, filiado ou não, destinava por ano ao Sindicato de sua categoria. O desconto era feito na folha de pagamento, o imposto era recolhido em parcela única e descontado sobre o salário de março, conforme artigo 580, da CLT.

Já a sindicalização é a forma que a classe contribui para o fortalecimento da categoria. A participação dos/as profissionais Enfermeiros/as na vida do SERGS é essencial, pois quanto maior o número de associados/as, e quanto mais os/as profissionais participarem do Sindicato, mais forte e valorizados/as poderemos ser.

Benefícios da sindicalização

Sindicalizando-se, o/a trabalhador/a garante que o SERGS possa continuar assistindo aos seus membros e a toda a classe, através de diversas ações, como:

Convenções Coletivas de Trabalho - hoje o SERGS tem negociações e convenções coletivas com o Sindiberf/RS, Vale do Rio Pardo, Noroeste, Taquari, Serra e Vale do Sinos, Sindihospa, FHGV, FMS Canoas, IMESF e Unimed PoA.

Nestas normas podemos estabelecer direitos mais avançados que os da Lei, como adicional noturno, licença para formação, dentre outros.

Assistência jurídica trabalhista - tanto na capital como no interior. Em Porto Alegre é o escritório Paese e no interior o escritório Kauer.

Com a participação dos enfermeiros e enfermeiras no SERGS e através de ações judiciais, podemos recompor direitos suprimidos durante a relação de trabalho, como por exemplo: reflexo dos adicionais sobre horas extras e noturnas, folgas suprimidas, extensão do adicional noturno até o final do plantão, reajustes salariais não aplicados, multa por atrasos salariais etc...

Homologações só no Sindicato

Neste momento em que o/a trabalhador/a deixa a empresa, o SERGS está a postos para verificar se todos os seus direitos foram pagos de forma correta, para orientar os procedimentos necessários. Este serviço também é disponibilizado à distância.

Defesa dos direitos dos enfermeiros/as

Lutar por nossa categoria, promover a valorização da profissão dos Enfermeiros/as, garantir normas mais avançadas, tudo isso é papel do SERGS. Mas só e somente com a participação dos/as colegas, porque o Sindicato é feito para VOCÊ! Quando estamos juntos, unidos em busca de nossos objetivos, temos muitas chances de realizá-los! Defenda e mantenha o SERGS, para que o SERGS possa defender você!

Compartilhe esta notícia