FHGV acena com pagamento dos atrasados e enfermeiros (as) suspendem greve | Sergs

Notícias

FHGV acena com pagamento dos atrasados e enfermeiros (as) suspendem greve

A luta , unidade e mobilização dos trabalhadores da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas garantiram o compromisso da instituição em saldar os pagamentos atrasados, como 13º salário, férias e outros. Com isso, os enfermeiros e enfermeiras suspenderam a greve no final da tarde de sexta. “Tivemos da direção a garantia de que os débitos com os funcionários serão quitados nos próximos dias. Foi uma conquista do movimento”, afirma o presidente do SERGS, Estevão Finger.

Conforme documento apresentado pela FHGV ao SERGS na sexta, “à medida que os créditos forem chegando, as pendências com os trabalhadores serão saldadas”. O SERGS seguirá acompanhando todas as movimentações para garantir os compromissos da negociação, os casos de assédio moral ocorridos durante a greve, no cotidiano dos profissionais, assim como a discussão para o fechamento de um acordo coletivo.

O movimento

Foram quatro dias de greve na FHGV de Sapucaia do Sul. Na sexta-feira, dia 26, os trabalhadores promoveram uma caminhada pelas ruas da cidade, indo até a ERS-118, onde fizeram um bloqueio de pouco mais de uma hora.
A população recebeu panfleto dos sindicatos informando os motivos da paralisação e das ações promovidas pelos trabalhadores. Com carro de som e palavras de ordem aos gestores e governantes, os trabalhadores cantavam: “Trabalhador na rua, Sartori é a culpa é sua”. Também foram feitas manifestações dirigidas ao diretor geral da Fundação, Gilberto Barichello, e ao prefeito de Sapucaia, Dr. Luis Rogério Link.

Além dos atrasos nos pagamentos, a FHGV sofre com a falta de verba provenientes do Estado. A Justiça havia determinado o imediato repasse, mas o Governo não estava cumprindo a determinação. Na sexta, a Secretaria Estadual da Saúde informou que fará o repasse de R$ 176 milhões à área hospitalar entre os dias 30 e 31. Com os recursos, serão pagas as pendências com as instituições que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde.

Assessoria de Comunicação

Jornalista Jorge Correa (MTb 5524)

Compartilhe esta notícia