Consciência Negra: vereadora Bruna Rodrigues promete luta para barrar retrocessos

Pela primeira vez, Porto Alegre terá 5 vereadores negros no Legislativo. No Mês da Consciência Negra, o SERGS apresenta à categoria cada um destes vereadores recentemente eleitos, no intuito de ouvir suas propostas para a saúde da população.

A primeira entrevistada é Bruna Rodrigues, eleita pelo PCdoB. Aos 33 anos, mulher, negra, feminista, estudante de Administração Pública e Social na UFRGS, Bruna avalia que sua tarefa na Câmara não será fácil, mas acredita ser possível vencer o conservadorismo, de forma coletiva e gradual. “Cheguei até aqui com muita luta e a ajuda de políticas públicas mas sei que ainda sou exceção”, comenta a nova vereadora.

Veja algumas de suas ideias:

SERGS – O que representa para uma mulher negra, ativista dos direitos sociais, ocupar essa vaga na Câmara?

Bruna – É uma honra indescritivel. A nossa vitória é fruto da luta ancestral das negras e negros gaúchos. Fazer parte de uma bancada negra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre faz parte de uma luta histórica e de muita resistência. Viemos para mostrar que o combate ao racismo estrutural é o único caminho para a construção de uma cidade igualitária e democrática.

SERGS – Na Semana do Dia da Consciência Negra, qual recado você considera importante passar para a sociedade?

Bruna – O recado que ainda precisamos entender é que Vidas Negras Importam! O que aconteceu no Carrefour em Porto Alegre não é caso isolado! É racismo que nos mata. Nós sabemos o medo que dá andar nas ruas, nos mercados… basta! Chega de racismo! Não aguentamos mais!

SERGS – Quais são seus projetos e bandeiras em relação à saúde da capital?

Bruna – Nossa principal bandeira em relação a saúde é a defesa e fortalecimento do SUS. Temos um grande time de trabalhadores e trabalhadoras da saúde que construíram conosco uma série de propostas, como o fortalecimento da atenção básica para garantir a estratégia de saúde da família. Também queremos fomentar a implementação de ações de políticas integrativas entre a escola e saúde e garantia do acesso pleno a água e saneamento básico.

Acompanhe por aqui as próximas entrevistas!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × dois =