Canoas: reunião com enfermeiros(as) da atenção básica debate rumos da negociação coletiva | Sergs

Notícias

Canoas: reunião com enfermeiros(as) da atenção básica debate rumos da negociação coletiva


O SERGS realizou reunião com enfermeiros(as) da Fundação Municipal de Saúde de Canoas, que atende a atenção básica de saúde do município, nesta quinta, dia 23. Durante a reunião, foi apresentada a contraproposta de negociação coletiva encaminhada pela gestão da Fundação, que altera 33 das 54 cláusulas originais.


Segundo Estevão Finger, presidente do SERGS, as alterações mais preocupantes dizem respeito às multas referentes a atrasos nos pagamentos de salários, 13º e férias. A gestão quer retirar o pagamento destas multas, abrindo espaço para atrasos e parcelamentos nos vencimentos dos(as) funcionários(as), como já vem acontecendo em muitos municípios do Estado.  “Não podemos deixar que sejam retiradas do acordo conquistas históricas. Uma vez perdidas, dificilmente conseguiremos retomá-las”, alertou.


A gestão também quer excluir a cláusula que a obriga a fornecer uniformes, calçados e equipamentos de proteção individual e reduzir para 50% o valor pago sobre as horas-extras. “Todas estas supressões no acordo representam uma afronta à classe trabalhadora e precisam ser debatidas. Nosso papel como sindicato é suscitar a negociação”, observa o presidente do SERGS.


A assessora jurídica do SERGS, Jaqueline Mattiazzo Ledur, explicou aos enfermeiros(as) presentes que esta proposta de acordo já contempla as mudanças na CLT após a Reforma Trabalhista, como a questão do fracionamento de férias.


Texto e fotos: Assessoria de Comunicação SERGS




Compartilhe esta notícia