Arte, auto-exame prevenção ao câncer de mama | Sergs

Notícias

Arte, auto-exame prevenção ao câncer de mama

 

A campanha Outubro Rosa marca a prevenção do câncer de mama, com ações educativas em todo o mundo. O diagnóstico precoce é uma das principais armas na luta contra essa doença. Além da realização da mamografia anual e dos exames complementares quando houver suspeita, toda mulher deve fazer o auto-exame de suas mamas, uma vez por mês, após o período menstrual.

O objetivo é verificar se há ou não a presença de caroços (nódulos), alterações ou secreções.Os homens também podem desenvolver câncer de mama, então é importante que também observem qualquer alteração em seus mamilos.

Veja algumas orientações para fazer corretamente seu auto-exame das mamas:
1. coloque-se em frente ao espelho, fique com os braços rentes ao corpo e observe os seios;
2. com a mão esquerda colocada sobre a cabeça, utilize o outro braço para apalpar a mama esquerda. Observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
3. divida o seio em faixas e apalpe utilizando a polpa dos dedos. Faça movimentos circulares, de cima para baixo;
4. pressione levemente o mamilo e analise se há saída de alguma secreção;
5. repita os movimentos na outra mama;
6. agora, deite-se e faça movimentos circulares nos seios, com uma leve pressão;
7. apalpe a parte externa deles;
8. apalpe as axilas;
9. repita os movimentos na outra mama.



 

 

Neste ano de 2020, a artesã gaúcha Maria Tereza Cravo Panichi cedeu imagens de suas bonecas articuladas para a campanha do Outubro Rosa, do SERGS. As bonecas premiadas de Maria Tereza estão contribuindo na orientação de mulheres e homens para importância do auto-exame no site e redes sociais do sindicato.
Maria Tereza afirma estar muito feliz com o resultado da campanha, pois sempre quis que suas bonecas transmitissem também uma mensagem de cunho social.
A artesã desenvolve bonecas com vários tons de pele, cabelos e roupas de época e étnicas. Cada peça é única e reproduz a personalidade de um tipo diferente de mulher.

Compartilhe esta notícia