Aben-RS debate relações éticas na enfermagem | Sergs

Notícias

Aben-RS debate relações éticas na enfermagem



O SERGS participou na terça, dia 10, do VIII Simpósio de Gestão em Serviços de Enfermagem, promovido pela Aben-RS,  no Auditório do Hospital Mãe de Deus. O tema do encontro foram as inter-relações na enfermagem como estratégia para integralidade na assistência.


O presidente do SERGS, Estevão Finger, participou do debate sobre ética nas relações de trabalho, ao lado de representantes do Cofen, Coren-RS e ABEN-RS. Além do código de ética da enfermagem e a ética nas relações sociais, foram debatidos os conflitos éticos por conta do assédio moral e institucional nas relações de trabalho.


Outro ponto discutido foi a tentativa de ressuscitar o Ato Médico, arbitrariamente tomada pelo Conselho Federal de Medicina, buscando restringir a solicitação de exames médicos por enfermeiros(as). As entidades reiteraram sua total desconformidade com esta reserva de mercado absurda, que não representa a posição da maioria da classe médica.


“A ética perpassa todas as relações nas instituições e envolve também a valorização dos profissionais. A luta sindical também tem sido neste sentido”, observou Estevão.




Texto e fotos: Assessoria de Comunicação SERGS




Compartilhe esta notícia