2020 é o Ano Internacional da Enfermagem | Sergs

Notícias

2020 é o Ano Internacional da Enfermagem

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que 2020 será o Ano Internacional da Enfermagem. O marco comemorativo tem o objetivo de reconhecer o trabalho feito por enfermeiras, enfermeiros e parteiras em todo o mundo, bem como de defender mais investimentos para esses profissionais e melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional. O ano também marca os 200 anos do nascimento de Florence Nightngale, uma das pioneiras da Enfermagem moderna.

Segundo a OMS, o mundo precisa de mais 9 milhões de enfermeiras(os) e parteiras para atingir a meta de cobertura universal de saúde até 2030. Nas Américas, a OPAS destaca que são necessários 800 mil profissionais de saúde a mais, incluindo pessoal de enfermagem e obstetrícia.

Estes profissionais desempenham um papel vital na prestação de serviços essenciais de saúde em todos os níveis de atenção e são cruciais para promover a saúde e prevenir doenças: cuidam de mães, crianças e idosos, administram vacinas que salvam vidas e fornecem conselhos de saúde, entre outras ações.

A iniciativa, que durará o ano todo, reúne OMS, OPAS e seus parceiros, entre eles a Confederação Internacional de Parteiras, o Conselho Internacional de Enfermeiras, a campanha Nursing Now e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

O SERGS, em conjunto com as entidades representativas da enfermagem no RS (que integram o Comitê Regional do Nursing Now), estarão promovendo várias ações ao longo do ano para marcar o Ano Internacional da Enfermagem, para mostrar à sociedade a importância da valorização da profissão e seus trabalhadores.

 

 

 

Compartilhe esta notícia