Sindicatos de todo Brasil discutem atuação nos serviços de home care, ILPI e grandes transnacionais da saúde

O SERGS participou, nos dias 9 e 10 de novembro, em São Paulo, de um encontro nacional da Rede Sindical Brasileira UNISaúde, coalização de 40 entidades sindicais, que representa mais de um milhão de trabalhadoras e trabalhadores das redes de saúde pública e privada, em 18 estados, mais o Distrito Federal. Este grupo é o braço brasileiro da UNI Global, rede sindical que reúne mais de 20 milhões de trabalhadores do setor de serviços em três continentes.

A presidenta Cláudia Franco representou o SERGS neste evento, que teve dois temas principais de discussão: a atuação dos sindicatos em relação aos trabalhadores(as) que atuam em serviços de home care e instituições de longa permanência e o enfrentamento nas negociações com as grandes corporações da saúde.

No primeiro dia, foi debatida a precarização das condições de trabalho dos profissionais que estão em atividades de home care e em instituições de longa permanência e como a rede de sindicatos pode atuar para coibir essas práticas. No segundo dia do evento, o tema foram as grandes transnacionais da saúde e sua expansão no Brasil. Em relação a este tema, foram discutidas estratégias para firmar acordos e convenções coletivas em nível nacional com essas corporações, de forma a garantir direitos para os(as) profissionais, resguardando aspectos locais/regionais que seriam tratados de forma individualizada pelos sindicatos. Fazem parte desse grupo corporações como a Rede D´or, Notredame, Amil e Intermédica.

Segundo Cláudia Franco, o evento foi muito produtivo e fortaleceu a luta sindical conjunta e integrada. “Os dois temas debatidos são muito importantes, especialmente a discussão sobre a atuação sindical em relação a esses grandes conglomerados da saúde, onde ocorrem muitas práticas assediadoras e os sindicatos têm grande dificuldade de acesso”, comentou a presidenta do SERGS.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × dois =