SERGS presente em fórum sobre a enfermagem obstétrica e suas áreas de atuação

O SERGS marcou presença no XI Fórum de Discussão da Abenfo-RS no último sábado, dia 15, na Escola de Enfermagem da UFRGS. A presidenta do SERGS, Cláudia Franco, participou da abertura do encontro que teve como eixos principais a atuação da enfermeira obstetra no acompanhamento pré-hospitalar da mulher e nos partos domiciliar e hospitalar.

A mesa de abertura discutiu a atual Rede de Atenção Materno-Infantil (RAMI) e seus aspectos políticos. Cláudia Franco ressaltou a importância de viabilizar formas de cuidado que busquem a horizontalidade, o saber científico e multiprofissional e que, principalmente, tenham como objetivo o empoderamento das mulheres na escolha de como parir e todo o contexto que está envolvido nesse momento, onde mãe e bebê são protagonistas. O painel de abertura foi conduzido pela presidenta da Abenfo-RS, Virgínia Leissmann Moretto, e teve também a participação do Coren-RS.

Na sequência do debate, foram levantadas questões específicas sobre a assistência, como normas e regulamentações, experiências e recomendações. Para Cláudia Franco, é fundamental a participação do SERGS neste tipo de debate, pois reafirma o compromisso da entidade na valorização e defesa dos direitos dos profissionais que atuam no campo da enfermagem obstétrica.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 1 =