Entidades da Enfermagem debatem assédio moral no trabalho

O SERGS foi um dos promotores, juntamente com Associação dos Enfermeiros do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (AEHCPA) e Coren-RS, do VIII Fórum de Qualidade de Vida da Enfermagem. O evento, realizado no formato webinar pelo canal da AEHCPA no Youtube, teve como tema a Comunicação Violenta e o Assédio Moral no Trabalho, e contou com palestra do professor da Faculdade de Educação da Unicamp, José Roberto Heloani.

Heloani abordou as práticas assediadoras no ambiente organizacional e a importância do apoio aos profissionais que sofrem assédio. Explicou que há vários tipos de assédio, nem sempre envolvendo lideranças, mas também de forma horizontal (entre colegas). O assédio, segundo ele, é sempre uma covardia, em alguns casos revestido de metas abusivas e inalcançáveis, em outros como tentativas de intimidação, isolamento e coerção. O palestrante também abordou o assédio sexual com profissionais de todos os gêneros como prática comum em todos os ambientes profissionais.

De acordo com a presidenta do SERGS, Cláudia Franco, o tema é da maior importância para os sindicatos para aprimorar a acolhida dos colegas com relatos de assédio. “De cada 10 ligações que recebemos no sindicato, nove têm relato de alguma forma de assédio”, revela Cláudia. A presidenta do SERGS também lamentou a retirada de direitos dos trabalhadores nos últimos anos, criando ambiente propício para mais casos de assédio.

A diretora da AEHCPA, Malu Pereira de Oliveira, disse que a associação de enfermeiros do Clínicas também recebe diversos relatos de assédio, mas que o encaminhamento adequado deve ser via sindicato. “A categoria precisa valorizar o seu sindicato para fortalecer o combate ao assédio e conquistas importantes como o descanso digno e o piso salarial”, lembrou.

Por fim, todos os participantes ressaltaram a importância do atual processo eleitoral, para eleger governantes comprometidos com a saúde física e mental dos trabalhadores.

O webinário está disponível no canal da AEHCPA e pode ser acessado no link abaixo

https://youtu.be/CZIWmhWVCsU

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − dois =