Sancionado o piso da Enfermagem: agora é cumprir

A data de 4 de agosto de 2022 ficará marcada para sempre na história da Enfermagem brasileira. Esse dia histórico para a categoria – com a sanção presidencial do Piso Salarial da Enfermagem, decorrente do PL2564/2020, é fruto de muitas lutas e merece ser comemorado, com olhar para a luta por mais avanços.

A conquista do Piso Salarial é o resgate de uma dívida histórica que a sociedade brasileira tem com esses profissionais fundamentais para a saúde do país e que mostraram sua garra, em especial, na pandemia. Mesmo com o veto lamentável do reajuste anual pelo Presidente da República é uma vitória e a Enfermagem espera a derrubada do veto na Câmara. E isso só foi possível graças à mobilização nacional que a Enfermagem fez, mostrando aos parlamentares e governantes a nossa força política.

É fundamental prosseguirmos firmes, unidos(as) e vigilantes na luta pela implementação do Piso e por outros avanços. Essa é uma luta coletiva – das entidades, em sua esfera de atuação, e dos profissionais, em cada local de trabalho, pressionando a gestão, convidando outros colegas a se somarem na luta, apoiando seu sindicato nas negociações.

Mesmo sendo uma das nossas principais bandeiras nas últimas décadas, o Piso Salarial da Enfermagem faz parte de um conjunto de outras reivindicações igualmente importantes – como a jornada de 30h (preconizada pela Organização Mundial da Saúde), o descanso digno, com espaços apropriados para o repouso dos profissionais, e o dimensionamento adequado das equipes de Enfermagem nos locais de trabalho, para evitar a sobrecarga.
Também é importante ficarmos atentos ao movimento das patronais, que já estão usando o Piso como “argumento” para tentar achatar salários e retroceder em conquistas já firmadas.

Com a sanção do Piso Salarial, avançamos um passo importante, mas não o único na luta por valorização. Precisamos seguir em frente, com essa mesma energia e mobilização, na luta por valorização, sempre com muita esperança de dias melhores para a Enfermagem.

E para que todos os sonhos da Enfermagem se concretizem precisamos de você, enfermeiro(a), ao nosso lado, entendendo a importância do seu sindicato e das demais entidades, reconhecendo que somos equipe e trabalhadores e que nada se conquista sem a participação de todos.

Valorize quem te representa! Venha Esperançar conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × um =