Debate em defesa das vítimas da Covid acontece em Pelotas

Santa Rosa, Passo Fundo e Caxias são as próximas cidades a realizarem audiências

 

A diretora Inara Ruas representou o SERGS e o Conselho Estadual de Saúde na quarta audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas da Covid-19, realizada no último dia 30, em Pelotas. Participaram do evento diversos representantes dos serviços de saúde e lideranças da saúde na região de Pelotas e em nível estadual, representantes do Comitê Estadual em Defesa das Vítimas da Covid e os deputados estaduais Pepe Vargas (coordenador da Frente) e Fernando Marroni.

 

A médica Julieta Carriconde Fripp, especialista em Medicina Paliativa e professora da Universidade Federal de Pelotas, compartilhou a experiência do Centro Regional de Referência em Cuidados Paliativos, que tem dedicado atendimentos específicos aos pacientes do pós-Covid 19. “Estamos preocupados com a reabilitação e, diante disso, defendemos a constituição e aprimoramentos dos serviços de atendimento especializados em pós-Covid 19”, disse. A médica fez um alerta sobre o aumento do número de casos em virtude do relaxamento das medidas de proteção.

 

Inara Ruas destacou o papel da Frente Parlamentar em estimular a formação de Comitês, Frentes e Núcleos no interior do Estado, para lutar por investimentos e políticas públicas em defesa das vítimas das Covid-19.  “Estamos mapeando os números e as boas iniciativas nas macroregiões”, ressaltou.

 

Ao final desta série de audiências, a Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas da Covid-19 irá produzir um amplo e pormenorizado relatório das realidades regionais, considerando os impactos da pandemia na vida da população e nos sistemas de proteção social, sobretudo o SUS para apresentação aos governos federal e estadual e para apresentação à sociedade em um seminário na capital.

 

Além de Pelotas, já aconteceram audiências em Porto Alegre, Santa Maria e Lajeado e as próximas estão previstas para acontecerem nas cidades de Santa Rosa, Passo Fundo e Caxias do Sul. Ao final desses encontros será realizado um seminário em Porto Alegre, culminando com a produção de um relatório a ser entregue aos governos federal e estadual.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × 1 =