SERGS presente em audiência em defesa das vítimas da Covid-19

A diretora do SERGS e vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-RS), Inara Ruas, participou nesta segunda (30) da primeira audiência da Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas da Covid-19, na Assembleia Legislativa. Presidida pelo deputado estadual Pepe Vargas, a Frente, essa foi a primeira de uma série de audiências que serão realizadas nas macrorregiões de saúde do Rio Grande do Sul, para verificar e discutir os impactos da pandemia em cada conjunto de localidades.

Inara Ruas defendeu mais recursos para a saúde, respeitando o investimento de 12%, como prevê a lei, mas que na prática não acontece. Também pediu a revogação da Emenda Constitucional 95, que fez o congelamento das verbas da saúde por 20 anos. A diretora do SERGS também refletiu sobre os números da pandemia, que não estratificam quantas pessoas supostamente recuperadas ficaram com sequelas pós Covid. “Pessoas com sequelas são invisíveis para o sistema”, analisa Inara.

Várias entidades representativas do Controle Social e de familiares e vítimas da Covid participaram da audiência. A Frente Parlamentar foi criada após a pressão de muitas dessas entidades, com o apoio do Conselho Estadual de Saúde. O SERGS faz parte das entidades que compõem o Comitê Estadual em Defesa das Vítimas da Covid e está junto nessa mobilização, devendo participar também nas próximas audiências públicas por região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × um =