Enfermagem conscientizando para a doação de órgãos – um importante espaço de atuação

A Enfermagem tem muitas frentes de atuação na saúde. Uma delas é na área de doação de órgãos, realizando ações de educação permanente da população.  O SUS brasileiro é o maior sistema público de transplantes no mundo, financiando em torno de 95% dos transplantes organizados e realizados pelo Sistema Nacional de Transplantes.

A Coordenadoria Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Grupo Hospitalar Conceição, realizou de 7 a 14 de abril, em parceria com a Escola GHC, o Curso sobre Entrevista Familiar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.  A CIHDOTT-GHC conta na sua composição com uma enfermeira e um enfermeiro que trabalham exclusivamente na doação de órgãos e realizam ações de educação para o tema no GHC.

A enfermeira Andréa Gomes integra a equipe do CIHDOTT e reforça a importância de se promover a cultura doadora de órgãos. Ela também destaca a necessidade de garantirmos, através da mobilização social, a manutenção e o retorno dos investimentos ao SUS, que sofre as consequências diárias do congelamento dos investimentos em saúde que iniciou em 2016 e irá até 2036, conforme a PEC 95/2016.

Parabéns aos colegas pela iniciativa e contem sempre com o apoio do SERGS na valorização do SUS e no incentivo à doação de órgãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze − nove =