Café com a Enfermagem aborda legados da pandemia e levanta pautas para valorização profissional em 2022

O SERGS realizou na tarde desta segunda, dia 4, Assembleia Geral Extraordinária da base Sindihospa, na sede da Ashclin, em Porto Alegre. A programação, denominada Café com SERGS, também contou com palestra da enfermeira e pesquisadora na área da Enfermagem, Daiane Dal Pai.

Daiane abordou em sua palestra os efeitos da pandemia sobre o trabalho e a saúde da equipe de enfermagem – dos prejuízos aos legados. A palestrante enfatizou que a enfermagem foi a categoria mais afetada e exposta durante a pandemia, com sequelas físicas decorrentes da Covid e também psicológicas como depressão, stress, insônia e Síndrome de Burnout. Segundo pesquisas realizadas por Daiane e sua equipe na UFRGS, houve 15% de acréscimo na incidência de distúrbios em relação ao período pré-pandemia.

Daiane trouxe também dados sobre a desistência de profissionais durante a pandemia, em função de stress pós-traumático. Durante a palestra, Daiana analisou também os legados importantes da pandemia para a enfermagem como o reconhecimento da essencialidade da atuação de enfermeiros(as) e técnicos(as) de enfermagem nas equipes multidisciplinares de saúde.

Na sequência do evento, foi realizada a assembleia para levantamento de pautas para reivindicação em 2022 e definição de nomes de enfermeiros(as) que estarão mobilizando as discussões no HCPA e GHC, as duas maiores instituições da base Sindihospa na capital. O SERGS deverá realizar novos encontros com a categoria, presenciais e online, ao longo da campanha 2022. Acompanhe a programação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 5 =