SERGS na luta contra o desmonte do CMS

A diretora do SERGS Inara Ruas, que também é vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde e Conselheira no Conselho Municipal, participou nesta quarta (17) de uma reunião de mobilização em defesa do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Porto Alegre e do SUS. O encontro, realizado na sede do SIMPA, reuniu mais de 40 representantes de entidades, lideranças sindicais, usuários do SUS, vereadores e trabalhadores da saúde, entre outros atores envolvidos com a saúde na capital.

Conforme Inara, a união de esforços pela saúde na capital é fundamental neste momento em que o Controle Social é atacado pelo governo municipal. O prefeito Sebastião Melo “criou” Projeto de Lei sobre o Conselho Municipal de Saúde que fere princípios constitucionais, restringe o poder deliberativo do órgão e diminui de 72 para 42 o número de conselheiros, não respeitando a paridade garantida na Constituição.

O grupo decidiu pela realização de uma campanha para alertar a população porto-alegrense sobre essa grave situação. O SERGS abraça mais esta luta pelos direitos da população. “Os conselhos, em nível federal, estadual e municipais, têm seu papel garantido na Constituição Federal. Quando um gestor ataca o Controle Social, está atacando o povo”, afirmou Inara.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 + vinte =