PL2564: acompanhe a movimentação das entidades sindicais

Na tarde desta terça (14), ocorreu reunião das Centrais Sindicais (CUT, NCST, CSP Conlutas), Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), CNTS, CNTSS e o autor do PL 2564/2020, Senador Fabiano Contarato (REDE-ES). A reunião teve por objetivo de discutir o PL 2564/2020 e o papel do movimento sindical nas negociações em torno da pauta.

O autor do PL reafirmou seu compromisso com a defesa da integralidade do projeto, tanto quanto aos valores do piso salarial quanto à manutenção da vinculação à jornada semanal de trabalho de 30h, além de defender a importância do diálogo com as Confederações, Federações e Sindicatos, legítimos representantes constitucionais dos trabalhadores. Também nega que tenha realizado qualquer contraproposta que altere o teor o projeto original de sua autoria.

Para o Senador Fabiano Contarato, o PL 2564/2020 precisa ser pautado urgentemente no Senado Federal, uma vez que já existe parecer favorável da relatora, Senadora Zenaide Maia (PROS-RN) para o projeto em sua íntegra.

No encontro, as entidades sindicais ratificaram a defesa contra retrocessos aos direitos dos trabalhadores. Os dirigentes presentes reforçaram que a retirada da vinculação da jornada de trabalho de 30h, redução dos valores do piso abaixo das médias salariais praticadas e a falta de componente que trate do reajuste para que o piso não vire teto representam imenso prejuízo aos trabalhadores da enfermagem em todo país.

A diretora da FNE, Roberta Rios, e demais representantes sindicais presentes informaram que ontem (13) uma comissão, composta por todas as entidades nacionais da enfermagem, se reuniu com Senadora Eliziane Gama (Cidadania – MA). Na ocasião, a parlamentar ficou incubida de dialogar com o presidente do Senado Rodrigo Pacheco a fim de trazer uma proposta oficial para que seja submetida às assembleias das categorias.

Fonte: Portal FNE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =