Brasília viu a força da Enfermagem nesta quinta, Dia Nacional da Saúde

Um dia que mostrou a força da Enfermagem aos parlamentares e à sociedade brasileira. O “Ato Valorizar a Enfermagem é Valorizar o SUS”, realizado nesta quinta (5) – Dia Nacional da Saúde – contou com a participação de mais de 1500 pessoas vindas de todos os cantos do país, em Brasília (DF).

A presidenta do SERGS, Cláudia Franco, o vice Ismael Miranda da Rosa e as diretoras Cláudia Silva e Inara Ruas, participaram da comitiva gaúcha. Segundo Cláudia o evento deu visibilidade ao Projeto de Lei 2564/2020, que trata do Piso Salarial da Enfermagem, e a importância de sua aprovação. “Já passou da hora da enfermagem brasileira ser reconhecida. Não queremos mais aplausos, a hora é de valorização, com a aprovação de um piso salarial digno para a categoria”, explanou Cláudia.

Nem a tentativa da Polícia do Distrito Federal de impedir o carro de som durante o Ato intimidou os manifestantes. “Já mataram muitos profissionais da enfermagem nesta pandemia, agora querem nos calar também, mas resistimos na luta pelos nossos direitos”, comentou em um vídeo a diretora do SERGS, Cláudia Silva.

Articulação Política

O senador Fabiano Contarato, autor do PL2564, chegou ao ato sob aplausos. “Se dependesse de mim, não era mais um projeto. Já era lei”, afirmou o senador, criticando a negativa de direitos a mulheres, negras e periféricas, que representam a maior parte das profissionais da enfermagem.

Além de uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios, ocorreu também uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados, com a manifestação favorável ao Projeto de Lei de vários representantes do Legislativo. O Projeto recebeu o apoio de mais de um milhão de internautas no portal e-Cidadania do Senado. A live está disponível no canal do Youtube da Câmara dos Deputados, veja aqui.

O Ato deste Dia Nacional da Saúde foi promovido pelas entidades que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem (Aben, Cofen, CNTS, CNTSS, FNE, Anaten e Eneenf). Lembrando que neste momento o projeto está na fila, aguardando para entrar na pauta de votação no Senado Federal. Depois disso, deverá seguir para a Câmara e para sanção presidencial, tendo, ainda, uma árdua luta da enfermagem pela frente.

Confira aqui o álbum com as fotos da participação do SERGS na programação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + dezessete =