Acordo garante afastamento de grupos de risco para Covid no GHC

Nesta quarta, dia 21, o SERGS fechou acordo na Justiça do Trabalho beneficiando os trabalhadores de grupos de risco para a Covid do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

Os(as) trabalhadores(as) com comorbidades graves para o Coronavírus, mesmo vacinados(as), permanecem com direito assegurado de atuar somente em áreas não-Covid nos hospitais do grupo. Também está garantido o afastamento das profissionais gestantes destas áreas de maior risco.

Empregados com idade entre 60 e 65 anos poderão ser convocados para atuar em setores da linha de frente da Covid, desde que não possuam comorbidade e com duas doses da vacina já tomadas há pelo menos 21 dias. Já os profissionais acima desta faixa etária só poderão atuar em áreas que não atendam Covid.

O acordo também reitera a obrigação do GHC de cumprir todas as normativas federal, estadual e municipal de segurança e saúde de seus trabalhadores, quanto ao fornecimento de EPI´s e medidas de proteção e segurança.

Essa é uma vitória importante dos sindicatos. Há vários meses, essa ação tramitava na Justiça, para garantir direitos básicos dos trabalhadores do GHC. “A sentença confirma a importância dos sindicatos na luta pelos direitos trabalhistas, principalmente em um momento de pandemia, como ainda vivemos”, afirma a presidenta do SERGS, Cláudia Franco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze + 7 =