Legalidade dos consultórios de enfermagem é confirmada na Justiça

O SERGS comemora a decisão judicial proferida na última semana que confirma a legalidade dos consultórios de enfermagem. O pedido do Conselho Federal de Medicina de São Paulo (CREMESP) para anular a Resolução Cofen 568/2018, já havia sido rejeitado pela Justiça Federal em caráter liminar e agora teve sua sentença final a favor da legalidade dos consultórios.

São competências privativas de enfermeiras(os) a realização de consultas de Enfermagem e consultoria, auditoria e emissão de pareceres, portanto os consultórios de Enfermagem são espaços legítimos de atuação dos profissionais. Neste sentido, como sindicato que acompanha todas as tendências e movimentos do mercado de trabalho da enfermagem, o SERGS vê como positiva essa decisão que valoriza a profissão.

“Mais uma vez vemos o lobby médico e de grandes grupos de saúde tentando reduzir o espaço de atuação da enfermagem”, afirma Cláudia Franco, presidenta do SERGS, ao comparar esse pleito com a luta pelo Piso Salarial e 30h da Enfermagem. “Vencida a questão dos consultórios, precisamos unir esforços para garantir agora o pagamento de um piso digno aos profissionais. Esperamos que o Senado chame os sindicatos para debater a questão e coloque em pauta o PL 2564”, complementa.

Vantagens da consulta de enfermagem

De acordo com a revista científica Nursing, o atendimento em consultório por enfermeiras(os) tem uma série de pontos positivos, como cuidado humanizado, individualizado e holístico, direcionamento da prática e da tomada de decisão, encaminhamento adequado para o médico especialista, maior qualidade dos registros de enfermagem e valorização dos profissionais.

O SERGS possui um espaço em sua sede para a realização de consultas de enfermagem. Se algum colega quiser locar este espaço para prestar serviços à comunidade, basta entrar em contato com a nossa secretaria pelo email secretaria@sergs.org.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =