Saúde mental da enfermagem na pandemia: veja como buscar apoio

Os(as) profissionais da saúde estão no limite da exaustão desde o início da pandemia. Em muitos dias, fraquejam, choram, ficam deprimidos(as), mas precisam se manter firmes pois a população precisa de atendimento neste momento crítico.

Para vencer esta fase difícil, o apoio psicológico é fundamental. O SERGS selecionou vários serviços gratuitos online de apoio à enfermagem e profissionais da saúde. Além disso, temos no link convênios do nosso site vários psicoterapeutas que oferecem descontos para as(os) associadas(os) em dia. Também estamos criando um Espaço de Saúde e Qualidade de vida, na sede do sindicato, com terapias integrativas que auxiliam a combater o stress neste período difícil.

Veja alguns serviços públicos e como acessá-los:

Cofen – Desde o início da pandemia o Conselho Federal de Enfermagem oferece atendimento 24 horas por dia para profissionais de todas as regiões do país, com uma equipe de voluntários. Acesse o site www.cofen.gov.br e fale com especialistas em Saúde Mental.

TelePsi HCPA – o projeto TelePSI do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Ministério da Saúde foi prorrogado até junho de 2021. A iniciativa oferece teleconsultas psicológicas e psiquiátricas gratuitas com protocolos embasados em evidências científicas para profissionais da saúde do SUS. Os resultados do projeto são excelentes na redução de sintomas de ansiedade, depressão, irritabilidade e burnout, sendo bastante úteis como forma de aliviar o sofrimento relacionado ao estresse.   Para receber atendimento basta fazer o cadastramento no site do projeto telepsi.hcpa.edu.br

UniRitter – o Centro Universitário criou um grupo de escuta para profissionais de saúde através do seu Centro Integrado de Saúde Psicologia (Campus zona Sul e Canoas). O projeto é coordenado pela psicóloga Tadiela Rodrigues, com participação dos estudantes de Psicologia. Informações pelo email tadiela.rodrigues@uniritter.edu.br

Univates – a Universidade do Vale do Alto do Taquari também iniciou um projeto de enfrentamento da Covid, com patrocínio do Inova RS. O Vale a Vida foi idealizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Univates em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e as empresas Tummi e Tekann. Mais  informações no site https://www.valeavida.com.br/ Também através do WhatsApp (51) 99666-9151 ou pelo email valeavida@univates.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − 15 =