SERGS presente na campanha SUS – eu defendo! da CNTSS

Na quarta, 2 de dezembro, foi lançada a nova campanha SUS Forte – eu defendo, elaborada pela CNTSS-CUT com apoio de sindicatos e entidades da saúde de todo país. O lançamento aconteceu em uma live pelas redes sociais, reunindo a pesquisadora Lúcia Souto, da Fiocruz, Isabel Cristina e Sandro Cezar, da CNTSS CUT. Durante a live, também foram recebidas mensagens de dirigentes de entidades e expoentes na área da saúde. O SERGS colaborou na construção dessa campanha através de sua diretoria e assessoria de comunicação.

Na abertura do evento online, foi apresentado o vídeo da campanha e ressaltada a falácia do Estado Mínimo, destacando a importância do Sistema Único de Saúde.

Sandro Cezar, da CNTSS-CUT, salientou que vivemos a maior crise sanitária de nossa história e que no Brasil mais de 80% dos casos de cura da Covid-19 ocorreram por atendimento 100% SUS. “A sociedade não defende o SUS porque imagina que não vai usá-lo, o que é uma compreensão estreita, pois o SUS está em tudo”, comentou.

Sandro afirmou que não se prioriza a saúde no Brasil e que é fundamental o debate sobre o financiamento do sistema. “A campanha SUS Forte é a campanha das nossas vidas, no sentido literal da expressão”, finalizou.

Isabel Cristina destacou em sua fala que um SUS forte é possível, mas que é possível também torná-lo mais forte ainda. “Poderíamos ter evitado as mais de 170 mil mortes, mas sem o SUS poderíamos ter chegado a 300 mil vidas perdidas”, sentenciou.

A pesquisadora Lúcia Souto, da Fiocruz, concluiu o debate reforçando que o SUS é esteio, patrimônio e bem público dos brasileiros. E disse que apesar de todos os problemas enfrentados, o sistema é um exemplo de sucesso de gestão, de prestação de serviços à população. Tanto que os brasileiros se uniram na defesa da atenção básica, em recente ataque promovido pelo governo Bolsonaro na tentativa de privatizar os postos de saúde.

A partir desse debate, a campanha começará a ser replicada pelas redes sociais de todas as entidades ligadas à CNTSS e pela própria confederação. A ideia é sensibilizar a sociedade para a importância do SUS na vida de todos(as). A campanha conta ainda com um personagem de um super herói estilizado, mostrando mais uma vez a importância do sistema.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × 2 =