SERGS 48 ANOS: A ENFERMAGEM QUE VOCÊ DESEJA DEPENDE DE VOCÊ

A data de 30 de novembro marca um dia muito importante para a enfermagem. É o dia da fundação do SERGS – primeiro sindicato de enfermeiros do Brasil, criado em 1972.

Ao longo de 5 décadas, o SERGS tem defendido incansavelmente a enfermagem e a saúde pública em nosso país e no Rio Grande do Sul. Tem garantido direitos às enfermeiras e enfermeiros nas convenções coletivas, para além da CLT, enfrentando muita resistência de gestores e com muita negociação. Tem levantado bandeiras que dependem da aprovação de nossos legisladores como a jornada de 30h e o piso salarial, sempre na pressão.

Quase meio século depois, chegamos a um momento ímpar da história. Um atípico 2020 em que se teve de lutar por condições mínimas de trabalho, para garantir a vida dos profissionais e da população. Lutamos por EPI´s, testagem ampla para a Covid, afastamento dos grupos de risco. Tivemos de ir à justiça para garantir o “básico”.

Por isso, neste aniversário do SERGS, convidamos todas as enfermeiras e enfermeiros do RS a se somarem à luta, associando-se ao sindicato, participando de suas discussões, atuando como multiplicadores em seus espaços de trabalho.

Para mudar nossas condições de trabalho, é preciso muita mobilização. Nenhuma conquista vem sem luta. Nenhuma cláusula na convenção trabalhista está ali à toa, para cada conquista foi preciso horas de negociação. Mas essa é uma luta coletiva e muitos braços e vozes são necessários para continuar essa história.

Venha fazer parte dessa história. Vamos juntos(as) construir um futuro melhor para a enfermagem e para a nossa saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 17 =