SERGS Debate: Covid-19 como doença ocupacional

 

A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento que resguarda todos os trabalhadores(as) em caso de algum acidente de trabalho ou trajeto ou doença ocupacional. No caso da Enfermagem e dos demais profissionais da saúde, a exposição a doenças pode acontecer no contato com os pacientes.

Neste momento de pandemia do Coronavírus, enfermeiras(os) estão na linha de frente do atendimento dos casos suspeitos e confirmados. Sendo assim, é lógico que se considere a Covid-19 como uma doença ocupacional, que deve ser registrada devidamente no CAT.

Muitos hospitais, no entanto, estão resistindo a assinar esta comunicação, da mesma forma como resistem a fornecer EPI´s na quantidade suficiente e afastar grupos de risco. Tudo faz parte de um mesmo problema.

“Os trabalhadores da saúde são fundamentais neste momento e é preciso resguardar seus direitos. Essas pessoas estão muito mais vulneráveis à contaminação e podem ainda levar o vírus para dentro de seus lares, contaminando familiares”, observa a diretora do SERGS, Inara Ruas.

Este será o tema do SERGS Debate desta quarta, dia 24, às 18h, transmitido pelo Facebook do Sindicato, sobre o tema “Covid-19 como doença ocupacional: tire suas dúvidas sobre a emissão do CAT”.

A live contará com a presença da diretora do SERGS, Inara Ruas, e da advogada especialista em direito do trabalho, sócia de Paese, Ferreira & Advogados Associados e assessora jurídica do SERGS, Marí Rosa Agazzi. Participe e convide seus colegas a também acompanharem esta live sobre um tema tão importante e que atinge a todas e todos.

 

VEJA ABAIXO UMA ORIENTAÇÃO DO SERGS SOBRE O FLUXO DA CAT 

CAT

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =