CES cria comissão para discutir retrocessos na Atenção Básica

Diretora do SERGS foi eleita presidente desta nova comissão

A primeira reunião da Comissão de Atenção Básica do Conselho Estadual de Saúde aconteceu na última quarta, dia 11. O SERGS tem como representantes nesta comissão as diretoras Denize Cruz e Inara Ruas. A enfermeira Denize, que já representa o sindicato no Conselho Estadual de Saúde, foi eleita por aclamação como presidente da Comissão.

A Comissão de Atenção Básica foi criada para avaliar as mudanças que estarão acontecendo nesta área, em implantação pelo atual governo federal. A partir de abril, o financiamento tomará por base não mais a base populacional, mas o número de usuários cadastrados no E-SUS.

A próxima reunião acontecerá na manhã do dia 1º de abril, no CES. A pauta será o estudo da Cartilha de Atenção Básica, lançada em agosto de 2019, e a nota técnica do Conselho Nacional de Saúde (CNS) de novembro do mesmo ano. O objetivo é construir um documento apontando os retrocessos que as mudanças propostas representam para a saúde pública e o desrespeito à atividade profissional de enfermeiros(as).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 2 =