Eleições para delegados sindicais – veja como concorrer e votar para fortalecer as lutas da enfermagem

 

Em março, começam a ser divulgados os editais para escolha dos delegados sindicais do SERGS, em diferentes locais de trabalho da capital e interior. Com mandato de dois anos, o delegado sindical tem um papel muito importante na defesa dos direitos da categoria dentro dos hospitais e serviços de saúde.

Ele ou ela organiza e estimula a sindicalização dos colegas enfermeiros em seu local de trabalho, encaminha e busca solucionar demandas individuais e coletivas junto ao SERGS, participa dos eventos, promove campanhas, representa o sindicato sempre que solicitado.

Mas para candidatar-se a esta função, é preciso cumprir  algumas regras importantes:

  • Trabalhar como Enfermeiro(a) no estabelecimento empregador no mínimo há seis (6) meses;
  • Ser sindicalizado e estar em dia com o pagamento da anuidade/mensalidade do SERGS no ano em curso;
  • Não exercer cargo ou função de chefia no estabelecimento empregador.

Você pode obter mais informações no Estatuto do SERGS – artigos 59 a 65.

VEJA AQUI como acessar.  Fique atento(a) a publicação dos editais nos diferentes locais de trabalho e ajude a fortalecer o as lutas do seu sindicato!!!

Como ocorre a escolha destes colegas

Definidas as chapas com os(as) candidatos(as) titular e suplente, o SERGS publica em seu site os editais por local de trabalho. A eleição é feita em assembléia convocada pelo SERGS para tal fim ou através de coleta de votos em urnas, sendo necessário um quorum mínimo de trinta por cento (30%) de sócios do SERGS em dia, aptos a votar. Em caso de empate será eleito o candidato que contar com mais tempo de sindicalização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =