Coronavírus: SERGS orienta enfermeiros(as) como agir

Diante da iminência da confirmação de casos do Coronavírus no RS, o SERGS orienta os(as) profissionais da Enfermagem a recorrerem a fontes seguras sobre a epidemia. Neste momento, a Enfermagem tem papel fundamental no combate às “fake news” e deve atuar com segurança, esclarecendo a população, sem alarmismo.

Até o momento, há um caso suspeito em São Leopoldo, que foi atendido na UPA Scharlau. O paciente, de 40 anos, que chegou da China há 4 dias, segue isolado e em monitoramento, conforme preconiza o protocolo do Ministério da Saúde, isolando o paciente e realizando exames prévios.  A Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo, através da Vigilância Epidemiológica, em sintonia com o Centro de Vigilância Estadual (CEVS) monitora o caso desde o seu início, e uma nota técnica conjunta deverá ser emitida, assim que os resultados estiverem disponíveis.

A orientação da Secretaria Estadual da Saúde é que pacientes que estiveram em qualquer região da China nos últimos 14 dias e apresentem febre e algum outro sintoma respiratório (tosse ou dificuldade para respirar), devam ser imediatamente isolados e tratados de acordo com a gravidade do quadro clínico.

Os profissionais devem usar as medidas padrão nestes casos de doenças respiratórias. Casos graves devem ser encaminhados para um hospital de referência, e os leves devem ser acompanhados pela atenção básica em saúde com a recomendação de isolamento domiciliar.

Onde buscar informações corretas:

Protocolo do Ministério da Saúde sobre o Novo coronavírus (2019-nCoV): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/janeiro/23/Boletim_epidemiologico_SVS_04.pdf

http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/novocoronavirus

Também será realizada uma webpalestra nesta quinta, dia 30, às 15h30, com a enfermeira sanitarista Patrícia França de Almeida. Veja abaixo como acessar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 − 6 =