Janeiro Branco enfoca saúde mental

 

O mês de janeiro foi escolhido como o mês da saúde mental, tendo o branco como sua cor simbólica. O objetivo é sensibilizar a população quanto à importância da prevenção à depressão e à ansiedade, estimulando ao cuidado com a saúde mental e bem-estar. O mês foi escolhido por ser a porta de entrada para um novo ano, em que são estabelecidas novas metas e a adotados novos hábitos.

A depressão, um dos problemas mais comuns da saúde mental, pode afetar qualquer pessoa e levar a consequências graves, como à automutilação e até ao suicídio. Vários são os motivos que podem levar uma pessoa à depressão e à ansiedade como transtornos psiquiátricos, estresse crônico, disfunções hormonais, vícios (cigarro, álcool e drogas ilícitas), experiências de violência doméstica ou abuso, perda do emprego, desemprego por tempo prolongado, separação conjugal, entre outros.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a depressão atinge 5,8% da população brasileira, e distúrbios relacionados à ansiedade afetam 9,3%. No entanto, o número de pessoas diagnosticadas com alguma doença emocional tem aumentando e isso, segundo a OMS, é uma boa notícia pois aponta que um número maior de pessoas está tratando sua saúde mental.

O papel fundamental da Enfermagem

A insegurança nas relações de trabalho e o assédio sobre os profissionais da Enfermagem têm levado muitos colegas ao sofrimento psíquico e à depressão nos últimos tempos. O SERGS tem acompanhado estas situações de perto, pois quem trabalha na área da saúde precisa cuidar de sua saúde física e mental.

Além disso, muitas vezes são os profissionais da Enfermagem que observam os primeiros sintomas de uma doença mental e indicam o tratamento mais adequado, orientando pacientes e seus familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 + 20 =