COSMAM: vereadores, entidades e trabalhadores debatem caso IMESF

 

O SERGS marcou presença na reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAM), da Câmara Municipal de Porto Alegre, realizada nesta terça, dia 12. Foi discutido o Projeto de Lei 562/19, que dispõe sobre a criação de cargos públicos para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, encaminhado pelo Executivo em regime de urgência para votação dos vereadores. Reunidos no Plenário Otávio Rocha, vereadores, entidades e trabalhadores(as) da saúde criticaram a proposta. O Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul foi representado por sua diretora Cláudia Silva.

Na abertura da reunião, a presidente da Cosmam, vereadora Lourdes Sprenger traçou um breve histórico jurídico do Instituto Municipal de Estratégia da Saúde da Família (IMESF), criado em 2011. O vereador José Freitas, um dos proponentes da reunião, destacou a importância do encontro para tentar avançar no diálogo e garantir a prestação dos serviços de saúde. O vereador Aldacir Oliboni, que lidera a Frente em Defesa dos Trabalhadores do IMESF, afirmou que houve precipitação ao anunciar a demissão de todos os trabalhadores do instituto, sem aguardar o trânsito em julgado do processo em curso. “O mais lógico seria a Prefeitura retirar o pedido de urgência e abrir um canal de diálogo para encontrar uma saída onde possam ser aproveitados todos os trabalhadores”, apelou.

A desembargadora Vania Mattos, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) fez uma das falas mais contundentes em favor dos trabalhadores(as) do IMESF. A magistrada lembra que na quarta-feira (13/11) será realizada nova reunião de mediação no TRT com representantes da Prefeitura, IMESF, trabalhadores, sindicatos e vereadores, e sugeriu que seja prorrogada a normatização coletiva que mantém o instituto em funcionamento com os atuais servidores, pelos menos até o final de janeiro de 2020. Por fim, manifestou a preocupação com o atendimento da população mais carente da cidade, que não pode ficar desassistida.

As entidades sindicais também fizeram uso da palavra. A diretora do SERGS, Cláudia Silva, enfatizou que este é um projeto oportunista da atual gestão municipal, que pretende terceirizar a saúde. “Os representantes do município não estão dispostos a ouvir e a dialogar. Prova disso é que a presidente do TRT falou que ainda não há transito em julgado da ação do IMESF e, logo depois dessa fala, a secretaria de saúde a questão já está posta. Ou seja: não ouvem a população, os trabalhadores, os sindicatos e nem tampouco órgãos como o TRT. Fazem de conta que estão dialogando”, observou.

Os sindicatos também se pronunciaram lembrando que a Prefeitura não cumpriu com nenhum dos itens pactuados na última reunião de mediação no TRT, pois houve o encaminhamento do PL em regime de urgência à Câmara de Vereadores, desconto do ponto dos grevistas e assédio de trabalhadores(as) para aderir à demissão voluntária.

“Os profissionais da saúde estão adoecendo e pagando a conta da irresponsabilidade do governo”, complementou Cláudia.

 

Enfermeiro(a): participe desta luta!

O SERGS reforça a importância da presença dos(as) enfermeiros(as) vinculados ao IMESF na mediação desta quarta, dia 13, às 17h, no TRT4, seguida de assembleia em frente ao prédio do Tribunal, às 18h.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × 2 =