SERGS presente no X Simpósio de Gestão de Serviços de Enfermagem

 

O SERGS marca presença no X Simpósio de Gestão de Serviços de Enfermagem, promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-RS), no Hospital da PUCRS, em Porto Alegre, nos dias 24 e 25.

No dia 24, a presidente do SERGS, Cláudia Franco, participou da abertura do evento e de um painel com as entidades da enfermagem. Apresentou a história de lutas do sindicato e enfatizou a importância do reconhecimento das entidades representativas pelos profissionais.

Citou lutas importantes, que contam com a participação direta das entidades, como a jornada de 30h, o direito de enfermeiros(as) prescreverem mediante protocolo, a atuação de enfermeiros(as) em partos e o combate ao Ato Médico e ensino em EAD da Enfermagem.

Lembrou também que para que essas mobilizações aconteçam é fundamental a participação de mais enfermeiros(as) no sindicato. “Somos mais de 25 mil enfermeiros no RS e pouco mais de mil são sócios do sindicato”, observou. Cláudia enfatizou que o(a) enfermeiro(a) é um excelente gestor de unidades e serviços, mas não pode esquecer que antes de mais nada é um trabalhador.

O painel também contou com a presença da Aben-RS e Coren-RS. A presidente da Aben-RS, Iride Caberlon, ressaltou o papel da enfermagem na agenda global e os projetos futuros da entidade. O Conselho Regional de Enfermagem foi representado por sua Ouvidora, Juliana Caçavara Neves, que apresentou os principais serviços da autarquia, o papel de cada uma das entidades, suas interfaces, diferenças e sinergias.

 

Banca de sindicalização

Nos dois dias do Simpósio, o SERGS realizou banca de sindicalização de novos(as) enfermeiros(as). O vice-presidente Ismael da Rosa conversou com os(as) colegas, apresentando os benefícios de ser sindicalizado(a) e as conquistas alcançadas nos últimos anos, graças ao trabalho do SERGS.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze − 4 =