Entidades discutem formação dos profissionais em Cristal

 

Na segunda, dia 21, a presidenta do SERGS, Cláudia Franco, esteve na cidade de Cristal (RS), para uma reunião entre a prefeitura e as entidades de enfermagem. A pauta principal da reunião, convocada pela prefeita e enfermeira Fábia Richter, foi o preocupante avanço dos cursos de enfermagem na modalidade a distância no município. Também participaram da reunião o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, e a presidenta da Abenfo, Virgínia Leismann Moretto.

Os representantes das entidades reforçaram que o ensino de Enfermagem na modalidade em EAD é proibido e que o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) já realizou uma campanha nacional de alerta neste sentido. “

Na enfermagem, além da formação técnica, o ensino requer empatia, cuidado e troca entre os profissionais e o paciente”, observou Cláudia Franco. Segundo a presidenta do SERGS, esta modalidade de ensino leva à precarização das relações de trabalho, colocando no mercado profissionais com conhecimento insuficiente e potencialmente passíveis de erros. “Urge a necessidade de que os empregadores tenham conhecimento da gravidade e do risco que a comunidade está correndo”, complementou.

A presidenta da ABENFO levantou a questão da privatização do ensino e de como os estudantes não são informados de que este tipo de curso a distância não permite acesso ao registro profissional, o que é condição essencial para o exercício da enfermagem.

 

Buscando sempre a verdade. SERGS presente!

 

Texto: Jornalista Laura Glüer

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 4 =