Debate sobre os desafios enfrentados por mulheres negras e enfermeiras

O SERGS participou nesta segunda, dia 20, do seminário “Com a palavra, a mulher negra – a vez e a voz da enfermeira afrodescendente”, promovido pelo Coren-RS, na Escola de Enfermagem da UFRGS, em alusão ao Dia da Consciência Negra.

A enfermeira e professora da URI de Erechim, Roseana Medeiros, apresentou pontos de sua tese de doutorado, que abordou os desafios enfrentados pelas mulheres negras na enfermagem. A técnica de enfermagem do GHC, Vera Beatriz Cruz, e a presidenta da AEHCPA, Maria Lúcia Pereira, refletiram sobre as lutas e desafios constantemente enfrentados na profissão.

A vice-presidenta do SERGS, Claudia Carina Conceição dos Santos, representou o sindicato no evento e apreciou as falas dos integrantes presentes em mesa que debateram sobre o cenário da enfermagem para as mulheres negras na sociedade. Para Claudia, “o preconceito racial é uma triste realidade presente na sociedade que deve ser combatida com diálogo e conscientização diariamente, algo que certamente é bem-vindo em espaços acadêmicos”.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação SERGS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =