Ex-presidente do SERGS é figura de destaque no novo Museu Nacional da Enfermagem

O ex-dirigente do SERGS Altamir Felix é uma das figuras da Enfermagem homenageadas no novo Museu Nacional da Enfermagem. Altamir foi presidente do Sindicato em duas gestões (1992-1995 e 1998-2001), além de diretor e membro do conselho fiscal em outras três gestões. Foi presidente da Junta Interventora na Federação Nacional dos Enfermeiros em 1992, até que se estabelecesse processo eleitoral e indicado pelo Cofen para presidir o Coren-RS na interdição realizada em 2008.

Altamir atualmente está aposentado, mas atuou como enfermeiro nas áreas de saúde pública,  saúde mental e hanseníase. Trabalhou no Hospital Colônia em Itapuã, Hospital São Lucas da PUC, Instituto de Cardiologia, hospitais São Pedro, Parque Belém, Santa Rita, entre outros serviços.

Novo MuNEAN – o Museu Nacional da Enfermagem foi reaberto nesta segunda, 11 de setembro, agora sob a gestão do Cofen, depois de um ano fechado para reformas.  O museu está localizado em Salvador (Bahia), estado onde nasceu Anna Nery,  precursora da profissão no Brasil. O museu tem como conceito valorizar a enfermagem brasileira e seus profissionais, contando os principais marcos históricos da profissão e seus personagens de destaque no país.  Também está sendo resgatada a presença negra na enfermagem. Outra novidade desta nova fase é um espaço do Cofen, com exposição permanente sobre a autarquia e os conselhos regionais.

Texto: Assessoria de Comunicação SERGS/ Foto: Divulgação Cofen

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + dezessete =