Parlamentar recebe entidades para tratar de projeto para descanso adequado

O presidente do SERGS, Estevão Finger, e a diretora Cláudia Franco (representando o Fórum Gaúcho de Enfermagem), estiveram nesta terça, dia 22, juntamente com outros representantes sindicais e o Coren-RS, em audiência com a deputada estadual Manuella D´Avila para tratar sobre o Projeto de Lei 33/2017.

Conhecido como PL do Descanso, o projeto, protolocado em março, sob autoria do deputado Valdeci Oliveira, visa garantir um local de descanso adequado para os profissionais da enfermagem nos locais de trabalho.

Segundo Estevão, foi uma oportunidade das entidades que representam a Enfermagem no Estado buscarem apoio parlamentar em um pleito tão importante para enfermeiros(as) e técnicos(as). “Este é um problema da capital e do interior, onde muitas vezes não há um espaço digno para os profissionais descansarem”, afirma.

Se este projeto for aprovado pelos deputados(as) gaúchos, as instituições de saúde – públicas, privadas ou filantrópicas – deverão destinar um local exclusivo e com infraestrutura adequada para o descanso de profissionais da Enfermagem em condições intrajornada.

Essa é uma demanda antiga do SERGS e das demais entidades da Enfermagem. No RJ e no Distrito Federal, o tema já virou lei e projetos semelhantes estão em tramitação em São Paulo, Acre e no Senado Federal. De acordo com Estevão, a sobrecarga dos profissionais é grande e a demanda por um espaço de descanso já é de conhecimento das instituições há muito tempo. “Com força de lei, este pleito que é de toda a enfermagem, ganhará ainda maior poder de pressão sobre a patronal”, complementa o presidente do SERGS. 

Texto e foto: Assessoria de Comunicação SERGS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − seis =