SERGS defende valorização das equipes em debate sobre financiamento da atenção primária

A última reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara de Vereadores de Porto Alegreantes do recesso parlamentar aconteceu nesta terça, dia 11, e teve como tema o financiamento da atenção primária da saúde em Porto Alegre. O presidente do SERGS, Estevão Finger, participou do debate, que reuniu vereadores, representantes de entidades e da gestão municipal.

Houve consenso no debate em relação aos atuais problemas de financiamento do SUS. “Mesmo sendo um sistema de saúde modelo, que serve de exemplo para o mundo todo, a falta de investimentos vem sucateando os serviços do SUS, principalmente após a aprovação da lei que congela os recursos investidos pelo governo federal por 20 anos”, comentou Estevão.

O presidente do SERGS também criticou a falta de valorização dos profissionais das equipes interdisciplinares de saúde, entre eles os(as) enfermeiros(as). “O investimento na atenção básica começa por valorizar os profissionais, reajustar salários e garantir segurança para as atividades dos mesmos”, exemplificou.

Para ele, o objetivo comum deve ser manter o SUS gratuito e universal e oferecer serviços de qualidade à população de Porto Alegre, valorizando os(as) profissionais que atuam na atenção básica. E finalizou lembrando que ninguém mais acredita no falso discurso da crise. “O que está faltando é gestão dos recursos”, sentenciou.

O tema continuará em debate na Comissão no segundo semestre, com a análise de dados que estão sendo processados pelo Tribunal de Contas do Estado.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação SERGS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × três =