Em Brasília, Delegação do COREN/RS debate nova proposta de Código de Ética da Enfermagem

O Coren/RS, participou de 7 a 9 de junho, em Brasília, da I Conferência Nacional de Ética em Enfermagem (CONAEnf), que reuniu mais de 300 delegados(as) de todo o Brasil para debater a reformulação do Código de Ética da Enfermagem, nesta delegação do Coren/RS participaram: Daniel Souza, Estevão Finger, João Carlos Silva, Maurelize da Silva, Rodrigo Sulzbach, Ninon Rosa, Elisa Dall’Agnese, Bianca D’Carla, Claudia Espindola, Anelise Theis e Miriam Buogo, sendo que todos foram retirados como representantes nas discussões empreendidas aqui no RS (Seminário para Discussão da Reformulação do Código de Ética), amplamente divulgado.

A proposta de reformulação vem sendo debatida pelo Cofen e Conselhos Regionais de Enfermagem. Houve consulta pública e cada Estado pode encaminhar propostas. Este é um processo inovador na história da Enfermagem brasileira, sem contar o avanço histórico que representa a abertura deste diálogo nas instâncias do sistema.

Para Estevão, essa é uma discussão fundamental pois as relações de trabalho, envolvem uma série de conflitos, que precisam estar previstos de forma a resguardar os(as) profissionais e a própria sociedade. O SERGS tem apoiado a atual gestão do Coren-RS na discussão sobre as mudanças necessárias.

O principal resultado do I CONAEnf foi a aprovação da minuta do novo Código, com proposta de últimos ajustes. Após aprovada, a minuta de resolução será submetida à plenária do Cofen.

Fonte: Coren-RS/Cofen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 8 =