SERGS participa de Frente em Defesa da Estratégia da Saúde da Família

 

O presidente do SERGS, Estevão Finger, representou o sindicato na primeira reunião de trabalho da Frente Parlamentar em Defesa da Estratégia da Saúde da Família e de seus Profissionais, instituída no início deste mês na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A reunião aconteceu nesta quarta, dia 31, e debateu um cronograma de pautas que serão discutidas.

A Frente tem como objetivos acompanhar a estratégia da saúde da família e sua implementação na capital, fiscalizar e cobrar o cumprimento da legislação que rege a ESF, além de debater e propor novas medidas necessárias no âmbito de leis, projetos, programas, denúncias e outros temas.

Dentre as pautas que serão tratadas nos próximos encontros, algumas foram sinalizadas pelo SERGS, como a sobrecarga dos profissionais das equipes da ESF, o desvio de funções na Enfermagem, em especial relacionado à dispensação de medicamentos, e a preocupação com a segurança e sobrecarga dos profissionais que estão atuando nos postos de saúde com atendimento noturno.

“Consideramos importante discutir estes tópicos pois eles dizem respeito diretamente à enfermagem, bem como a uma possível descaracterização da estratégia, cujo foco deve ser a prevenção e atenção”, destacou Estevão.  É importante que a Enfermagem esteja atenta e acompanhando o desdobramento das próximas reuniões desta Frente.

 

Texto e foto: Assessoria de Comunicação SERGS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + sete =